Consenso sobre contraceção 2020

Tendo o Consenso sobre Contraceção, de 2020, como objetivo fornecer informação para um aconselhamento contracetivo seguro e tendo sido desenvolvido para ser um instrumento promotor de boas práticas e da qualidade dos cuidados de saúde nesta área, adopta-se este documento como um importante instrumento a utilizar por todos os profissionais que trabalham em saúde sexual e reprodutiva.

O Consenso sobre Contraceção, baseado na investigação médica, clínica e epidemiológica mais recente foi produzido por um conjunto alargado de peritos com elevada competência na área da contraceção. Foi também organizado e revisto pelas sociedades

científicas nacionais com dedicação a esta matéria, visando coadjuvar os profissionais de saúde na sua importante missão de assegurar cuidados de saúde reprodutiva seguros, de qualidade, centrados na pessoa e nos seus direitos.

O presente documento apresenta informação atualizada sobre todos os métodos contracetivos disponíveis em Portugal, permitindo às pessoas e aos profissionais fazerem escolhas conscientes e individualizadas.

Assegurar os direitos sexuais e reprodutivos é fundamental para uma boa vivência da sexualidade individual e para o planeamento da família.

Maria da Graça Freitas
Diretora-Geral da Saúde

© Copyright 2021 - Sociedade Portuguesa da Contracepção | Todos os direitos são reservados