O anel vaginal flexível oferece-lhe protecção contra uma gravidez não desejada durante um mês. Imagine o que será só ter de pensar em contracepção uma vez por mês! Além disso: o anel liberta hormonas directamente através das paredes da vagina sem passar pelo tracto gastrointestinal. Este facto permite que as doses de hormonas fornecidas pelo anel sejam inferiores às que são fornecidas pela pílula, e significa que as perturbações gastrointestinais não reduzem a eficácia deste método contraceptivo.
O anel flexível de 5,4 cm é introduzido pela mulher na vagina, como um tampão. A posição exacta do anel na vagina não afecta a sua eficácia. É utilizado durante três semanas e depois é retirado. Um novo anel deve ser introduzido exactamente uma semana mais tarde. Durante a semana em que não se utiliza o anel aparece a hemorragia. O anel macio, flexível e confortável é fácil de introduzir e de retirar.
Uma vez inserido na vagina, o anel liberta doses baixas das hormonas estrogénio e progestagénio, inibindo assim a ovulação. Além disso, também torna o muco cervical mais espesso impedindo a passagem dos espermatozóides para o útero.
A eficácia de um contraceptivo exprimi-se pelo número de gravidezes que ocorrem em 100 mulheres, que utilizam o método durante 1 ano. Os médicos chamam -lhe o Indíce de Pearl. Por exemplo, se um contraceptivo tem um Indíce de Pearl de 1%, significa que 1 mulher em 100 ficará grávida durante a sua utilização por um período de 1 ano. Por outras palavras este método tem 99% de eficácia.
Sociedade Portuguesa da Contraceção
Maternidade Daniel de Matos
Rua Miguel Torga, 3030-165 Coimbra
Telefone: 919 902 226
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
© Copyright 2021 - Sociedade Portuguesa da Contraceção | Todos os direitos são reservados